Donald Trump e a 25ª emenda à Constituição dos Estados Unidos



Contextualização: inúmeros artigos de opinião publicados em jornais como o The New York Times discutem a possibilidade de Donald Trump ser enquadrado na seção 4 da 25ª emenda à constituição dos Estados Unidos.

Causa-me profundo espanto verificar o movimento anti-democrático criado recentemente por setores do Partido Democrata que pedem a saída urgente de Donald Trump a partir de uma negociata para enquadrar o Presidente na 25ª emenda. 

Antes de tratar sobre o texto constitucional e seu histórico, deixo claro que os movimentos que contestam as posições do presidente são legítimos e devem existir, já que são núcleo fundamental da democracia. O problema, no entanto, é querer criar uma situação atípica para justificar um sofisticado Golpe de Estado pela simples discordância das políticas empregadas pela administração Trump. 

O artigo II (seção 1) da Constituição dos Estados Unidos não era claro no que dizia respeito a sucessão de um presidente por motivo de morte ou incapacidade física. O texto original dava poder ao vice-presidente caso algum problema ocorresse com o titular, e permitia ao Congresso apontar um sucessor na falta do Presidente e de seu vice:

No caso de destituição, morte, ou renúncia do Presidente, ou de incapacidade para exercer os poderes e obrigações de seu cargo, estes passarão ao Vice-Presidente. O Congresso poderá por lei, em caso de destituição, morte, renúncia, ou incapacidade tanto do Presidente quanto do Vice-Presidente, determinar o funcionário que deverá exercer o cargo de Presidente, até que cesse o impedimento ou seja eleito outro Presidente.

Somente em 1841 tal questão foi alvo de profundas discussões jurídicas. Naquele ano, William Henry Harrison faleceu e seu vice, John Tyler, teve que fazer uma opção: adotar o título de Presidente interino, tendo em conta a profunda superficialidade do texto constitucional, ou fazer o juramento de Presidente e atuar como tal?

O chamado 'precedente Tyler' (recomendo uma pesquisa mais aprofundada na bibliografia anglófona - Tyler Precedent) é um dos episódios mais discutidos no meio jurídico e historiográfico dos Estados Unidos na questão de sucessão presidencial, e até hoje causa controvérsia. Tyler rejeitou ser considerado 'Presidente Interino'. Além de não poder ocupar a Casa Branca, entendia-se que o Presidente Interino teria poderes limitados e que deveria adotar extrema cautela no caso de empregar novos programas de governo, basicamente na ideia de uma presidência de transição até a próxima eleição. 

Como Tyler optou pelo juramento, seu precedente teve impacto na formulação da 25ª emenda à Constituição, que esclareceu de uma vez por todas os tópicos controversos de uma transição presidencial. Isto ocorreu após a morte de John Kennedy, quando o Congresso observou que Lyndon Johnson poderia ser alvo de um outro atentado e que os dois próximos da linha de sucessão (John McCormack e Carl Hayden) - tinham idade extremamente avançada (71 e 86 anos, respectivamente). 

O texto final, ratificado em 1967, abriu a seção 1 do artigo II da constituição estadunidense em quatro seções: a primeira aponta que o vice-presidente assumiria o cargo de Presidente, com todos poderes e condições, em caso de morte ou renúncia; a segundo dá poder ao Presidente nomear um novo vice-presidente no caso de vacância do cargo, sendo que este deveria passar por aprovação das duas casas; o terceiro abre a condição de transferência de poder por declaração escrita caso o presidente não se sinta capacitado para cumprir os deveres - com o vice-presidente atuando como presidente interino até a volta do titular; por fim, a controversa quarta seção, jamais aplicada, diz que o vice-presidente e a maioria dos titulares de pastas do poder executivo podem afastar o presidente em caso de incapacidade para o cargo. 

É nesta última seção que alas do Partido Democrata buscam enquadrar Donald Trump. O plano, portanto, deveria contar com a boa vontade de Mike Pence e do gabinete do Presidente - o que já é uma fantasia que beira o ridículo.

Mas vamos aos fatos. Donald Trump poderia ser enquadrado na seção 4? Obviamente não! Talvez aqui caiba fazer uma referência direta as sessões do Congresso que discutiram o tema. Uma breve leitura nas atas é o suficiente para compreender que a seção 4 foi moldada para o caso do Presidente sofrer um grave problema de saúde, e, por exemplo, entrar em estado de coma, ou mesmo apresentar gravíssimos problemas que comprometam suas faculdades mentais (como o Alzheimer). 

Então por qual motivo os cronistas - incluindo alguns nomes republicanos, por sinal - especulam tanto sobre essa possibilidade? Ora, para desestabilizar o governo. Em cinco meses de governo, Donald Trump já passa por crises gravíssimas, o que aumenta cada vez mais a possibilidade de que ele não consiga cumprir seu mandato. Quando alguém escreve um artigo para sugerir a remoção do presidente a partir de um complô de seu próprio vice, certamente faz isso com má-fé.

A remoção do Presidente deve seguir o processo constitucional pra tal. Caso Donald Trump cometa algum crime, ele deve ser julgado pelo Congresso - que aí sim tem poder total e legítimo para discutir sobre a aceitação (ou não) de um eventual processo de impeachment. 

Os aprendizados com Richard Nixon e Bill Clinton mostram que o poder legislativo tem uma estrutura sólida para tal. No próximo ano ocorrem eleições que podem dar aos democratas a maioria nas duas casas - o que facilitaria um possível impeachment de Trump no caso de um deslize em sua administração ou mesmo com alguma prova sobre a interferência russa. 

Mas não se faz política com fantasia. Colocar a 25ª emenda à Constituição dos Estados Unidos no plano político para se livrar de Trump deve ser repudiado. 

Prof. Ddo. Waldemar Dalenogare Neto
20 de maio de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seth Rich: fatos e especulações